quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hipertexto


Caroline Pereira Cavalcante de Castro

Hipertexto


Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente onde a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
Os professores pode usar os hipertextos como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
No passo a passo sempre iniciamos uma pesquisa na internet como GOOGLE, área para digitar digitamos o tema da pesquisa e esse nos leva a outros sites, então começamos a nossa navegação no mundo virtual – nesse caso coloquei a palavra hipertexto e buscar me levou pra um site onde há uma discussão a cerca desse tema no contexto educacional:
 http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html  existe um imagem de um menino obra de Vang Gogh (1888).
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
Todo recurso quando bem orientado e com objetivos definidos podem e devem fazer parte do contexto educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário