segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Discussões sobre currículo escolar


Começo com duas citações que revelam bem essa questao de definição de curriculo:
Curriculo de acordo com KELLY, A. V. (1981). O currículo. Teoria e Prática. São Paulo: Harbra. Pp. 03-07. "o uso dessa palavra para denotar o conteúdo de um assunto ou área de estudos particular, ou para referir o programa total de uma instituição de ensino, por outro".
Segundo John Kerr, que define o currículo como “toda a aprendizagem planejada e guiada pela escola, seja ela ministrada em grupos ou individualmente, dentro ou fora da escola” (Kerr, 1968, p. 16).
Nas escolas é a organização das disciplinas, horários, trabalhos e projetos, dividido entre curriculo formal e informal, podemos chamar de toda atividade realizada pela escola, onde envolve coordenadores, diretores alunos e professores,  e alunos é o caminhar da escola...
Hoje as tecnologias estao cotidiano escolares elas fazem parte da realidade escolar, seja um computador, uma tv, som, video, celular...basta saber aproveitar essas tecnologias para o momento da aprendizagem, eu particularmente acho muito mais facil trabalhar com as tecnologias do que sem elas...Mas penso também na teoria do caos...onde tudo se perde e ai? se nao tivermos energia o que faremos? teremos então que recosntruir essas aprendizagens? essas maneiras de ensinar?... hoje em dia é mais ou menos assim...muitos de nós estamos nos redescobrindo enquanto professores, aprendemos novas maneiras de ensinar ...e como é bom aprender! 

Nesse contexto de aprender e ensinar estou desenvolvendo juntamente com duas outras professoras, em  um ascola na cidade de Ponta Porã - MS um projeto de artes com as midias e cultura regional...estou empolgada!! 

Abraço colegas e professor

Poster Informática Básica para professores

Segue poster com resumo das atividades do módulo II

Projeto informática básica para professores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mapa conceitual


Hipertexto


Caroline Pereira Cavalcante de Castro

Hipertexto


Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente onde a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
Os professores pode usar os hipertextos como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
No passo a passo sempre iniciamos uma pesquisa na internet como GOOGLE, área para digitar digitamos o tema da pesquisa e esse nos leva a outros sites, então começamos a nossa navegação no mundo virtual – nesse caso coloquei a palavra hipertexto e buscar me levou pra um site onde há uma discussão a cerca desse tema no contexto educacional:
 http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html  existe um imagem de um menino obra de Vang Gogh (1888).
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
Todo recurso quando bem orientado e com objetivos definidos podem e devem fazer parte do contexto educacional.

vìdeo relacionado com projeto fazendo interacao com a arte e as novas tecnologias