segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Discussões sobre currículo escolar


Começo com duas citações que revelam bem essa questao de definição de curriculo:
Curriculo de acordo com KELLY, A. V. (1981). O currículo. Teoria e Prática. São Paulo: Harbra. Pp. 03-07. "o uso dessa palavra para denotar o conteúdo de um assunto ou área de estudos particular, ou para referir o programa total de uma instituição de ensino, por outro".
Segundo John Kerr, que define o currículo como “toda a aprendizagem planejada e guiada pela escola, seja ela ministrada em grupos ou individualmente, dentro ou fora da escola” (Kerr, 1968, p. 16).
Nas escolas é a organização das disciplinas, horários, trabalhos e projetos, dividido entre curriculo formal e informal, podemos chamar de toda atividade realizada pela escola, onde envolve coordenadores, diretores alunos e professores,  e alunos é o caminhar da escola...
Hoje as tecnologias estao cotidiano escolares elas fazem parte da realidade escolar, seja um computador, uma tv, som, video, celular...basta saber aproveitar essas tecnologias para o momento da aprendizagem, eu particularmente acho muito mais facil trabalhar com as tecnologias do que sem elas...Mas penso também na teoria do caos...onde tudo se perde e ai? se nao tivermos energia o que faremos? teremos então que recosntruir essas aprendizagens? essas maneiras de ensinar?... hoje em dia é mais ou menos assim...muitos de nós estamos nos redescobrindo enquanto professores, aprendemos novas maneiras de ensinar ...e como é bom aprender! 

Nesse contexto de aprender e ensinar estou desenvolvendo juntamente com duas outras professoras, em  um ascola na cidade de Ponta Porã - MS um projeto de artes com as midias e cultura regional...estou empolgada!! 

Abraço colegas e professor

Poster Informática Básica para professores

Segue poster com resumo das atividades do módulo II

Projeto informática básica para professores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mapa conceitual


Hipertexto


Caroline Pereira Cavalcante de Castro

Hipertexto


Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente onde a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
Os professores pode usar os hipertextos como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
No passo a passo sempre iniciamos uma pesquisa na internet como GOOGLE, área para digitar digitamos o tema da pesquisa e esse nos leva a outros sites, então começamos a nossa navegação no mundo virtual – nesse caso coloquei a palavra hipertexto e buscar me levou pra um site onde há uma discussão a cerca desse tema no contexto educacional:
 http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html  existe um imagem de um menino obra de Vang Gogh (1888).
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
Todo recurso quando bem orientado e com objetivos definidos podem e devem fazer parte do contexto educacional.

vìdeo relacionado com projeto fazendo interacao com a arte e as novas tecnologias

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fotos da Turma



Esses somos nós concentrados ...aprendeendo muito olha euzinha lá no fundo ao lado do Lu e perto da prof Kedma ...adorei o curso!

Sugestão de aula de artes com hipertexto

Professora: Caroline Pereira Cavalcante de Castro

Tutora:  Kedma Caroline

2.6 Planejando atividades com Hipertexto

Tema: A arte contemporânea
Objetivo: Utilizar o hipertexto para aprender sobre a arte contemporânea, acrescentando imagens dentro contexto estudado (link), e outros textos (hipertexto), montar uma produção após a pesquisa.  
Definição: O hipertexto é uma “ponte” que nos leva para outro texto dentro do conteúdo estudado, desta forma facilitando o contexto e a aprendizagem, leva o aluno a navegar em outras páginas mas sem perder o foco do estudo, é uma navegação direcionada.Sendo assim sugiro A apresentação de um tema de História da arte, aplicado para acadêmicos de Artes Visuais, onde aprenderão sobre a arte e as novas tecnologias.
Público Alvo: Alunos do 9º ano
Desenvolvimento: Os alunos terão uma breve aula sobre história da arte contemporânea, onde falaremos sobre alguns autores, irão para STE – sala de tecnologia para navegarem na net com os sites escolhidos, e seguirão pelos links sugeridos pela professora.
Recursos: Data Show, computadores, textos impressos, sites específicos, maquina fotográfica para registro da aula
Avaliação: Os alunos serão avaliados durante as aulas de acordo com a participação e produção.
Quantidade de aulas previstas:  4 aulas 

Segue texto utilizado para uma das aulas

Um novo olhar sobre a Arte contemporânea

O que é arte contemporânea?
A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.
Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si, a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude metalingüística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance.
Nos anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil. Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op Art, que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos desta época, na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol; o Expressionismo Abstrato; a Arte Conceitual; o Minimalismo; a Body Art; a Internet Street e a Art Street, a arte que se desenvolve nas ruas, influenciada pelo grafit e pelo movimento hip-hop. É na esteira das intensas transformações vigentes neste período que a arte contemporânea se consolida.
Ela realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma mera contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes. Enquanto alguns quadros se revelam rigidamente figurativos, outros a muito custo expressam as características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe concebida por Willem de Kooning, em 1954. No seio das obras abstratas também se encontram diferentes concepções, dos traços ativos de Jackson Pollok à geometrização das criações de Mondrian. Outra vertente artística opta pelo caos, como a associação aleatória de jornais, selos e outros materiais na obra Imagem como um centro luminoso, produzida por Kurt Schwitters, em 1919.
Os artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes. Refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo atual.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um novo mundo ...a educação na era tecnológica

A aprendizagem se faz presente todos os dias das nossas vidas, e com o auxilio das tecnologias pode facilitar muito mais essa aprendizagem, nesse blog postarei as minhas atividades realizadas no decorrer do curso...e aceito sugestoes paar melhoria do meu blog!!